Conteúdos sobre inovação, impacto positivo e ESG para ler ainda em 2021

Tempo de leitura: 6 minutos

No início de 2021 começamos a produzir conteúdos para apoiar grandes empresas, institutos, fundações e investidores nas suas jornadas em direção a uma nova forma de fazer negócios, mais inclusiva, sustentável e que gera impacto positivo.

Nos dedicamos para entregar a cada 15 dias um conteúdo feito com muito cuidado pela nossa equipe de gestores, que vivenciam diariamente a construção e implementação dos programas de inovação aberta do Quintessa, bem como os desafios, dúvidas e questionamentos de lideranças de grandes empresas e organizações sobre a temática de impacto positivo. Além disso, entregamos mensalmente uma newsletter com as principais novidades sobre ESG, inovação aberta e impacto positivo – você pode assinar aqui.

Reunimos neste texto os conteúdos que publicamos separados em temáticas, para apoiar pessoas gestoras de sustentabilidade, inovação, novos negócios, responsabilidade social e outras áreas neste momento de planejamento e virada de ano, orientando a leitura de todo o conteúdo de forma organizada.

Contexto: Entendendo a união entre inovação e impacto positivo

Para introduzir o assunto, falamos sobre os motivos pelos quais as empresas devem mudar, seja pelo medo, pela oportunidade ou pela necessidade.

Para falar sobre as diferentes formas de unir inovação e impacto positivo, fizemos uma tríade de conteúdos que aborda diferentes lentes:

Para a área de inovação e novos negócios – Como empresas podem unir a geração de impacto positivo à estratégia de inovação e novos negócios

Para a área de sustentabilidade – A inovação aberta como aliada das metas de sustentabilidade e práticas ESG das grandes empresas

Para responsabilidade social e filantropia – Venture Philanthropy | Filantropia e startups de impacto: uma relação com muito potencial

Outros conteúdos explicam alguns conceitos importantes, como a diferença entre Investimentos ESG e de Impacto, o termo Innovability e a Economia Donut, que propõe um novo modelo econômico e uma transformação das empresas em 5 estágios.

Para refletir

No texto de estreia na coluna da Capital Reset, falamos sobre como as práticas ESG exigem uma nova forma de pensar, e não um checklist a ser cumprido pelas empresas, reconhecendo as incoerências no caminho: ESG: Mais que a linha de chegada, é sobre a forma de caminhar | Reset

E na estreia do portal Um Só Planeta, trouxemos inspiração e reflexão no texto ‘Ouse dar potência à humanidade que existe em você’, que chegou a ser o mais lido da plataforma na época.

No texto Quem paga a conta do desenvolvimento de um pipeline de negócios de impacto maduro?, escrevemos sobre os instrumentos e tipos de capital que podem ser utilizados para desenvolver as startups de impacto. 

E para refletir sobre o ‘S’ do ESG, trouxemos alguns questionamentos no texto ‘O que está faltando e por onde devemos avançar para trabalhar o S do ESG?’.

Conexão entre empresas e startups

Temos enfatizado como a conexão com as startups pode ser um caminho rápido e eficaz para empresas, institutos e fundações endereçarem seus objetivos de impacto positivo de forma inovadora, além de gerar valor para os negócios. Não faltaram exemplos práticos ao longo do ano, que trouxemos em todas as edições da newsletter.

Neste texto trouxemos várias iniciativas entre empresas e startups que estão mostrando que a sustentabilidade não deve ser vista como custo mas como fonte de novos negócios.

Para o Um Só Planeta escrevemos sobre como startups estão ajudando empresas em desafios ambientais, como um panorama das startups que resolvem a gestão de resíduos e também das que ajudam empresas a reduzir as emissões.

Publicamos o case do Braskem Labs, que na sua sétima edição mostra resultados reais de um programa de inovação aberta com foco em desenvolvimento sustentável.

Conteúdos práticos

Por onde começar a pensar uma iniciativa de inovação e impacto? Como engajar a liderança? Como escolher o tipo de programa de inovação aberta?

Para apoiar as lideranças de inovação e sustentabilidade, produzimos conteúdos práticos a partir das nossas experiências e de quem está na ponta.

Publicamos um material inédito com um passo a passo da nossa metodologia para implementar programas de inovação aberta que geram valor para a empresa e impacto positivo. São mais de 50 páginas no Guia para Inovar com Impacto.

Entrevistamos três super especialistas na série Diálogos Quintessa, que trouxeram suas experiências na prática.

Ricardo Young, presidente do conselho do Instituto Ethos 

Luis Guggenberger, Gerente Executivo de Sustentabilidade e Inovação da Vedacit

Carolina Pecorari, Diretora de Sustentabilidade e ESG da Ambev

E mais: 

Por que fazer um programa de inovação aberta e quais os formatos possíveis?

Por que ter uma aceleradora parceira nos programas de inovação aberta?

Criando uma cultura de inovação e impacto positivo

ESG na Prática – Pitch Day

Realizamos três eventos na Plataforma Negócios pelo Futuro. A segunda edição, que chamamos de ESG na Prática, teve apoio da Braskem e da Vedacit e apresentou, em eventos abertos, pitchs de startups com soluções inovadoras para empresas adotarem práticas ESG. Os temas foram Logística Reversa, Diversidade e Capacitação e Desenvolvimento Territorial e de Fornecedores. Os eventos ficaram gravados na íntegra no site.

Novo posicionamento Quintessa

Neste ano nós apresentamos uma nova marca e posicionamento. O objetivo foi consolidar o Quintessa como um ecossistema de soluções inovadoras para nossos desafios sociais e ambientais centrais, com iniciativas para startups, empresas, institutos, fundações, investidores e demais organizações.

Entenda mais nesta matéria da Reset e conheça nosso manifesto no site.

Amazônia

Para finalizar, acabamos de publicar também em parceria com a PPA, uma tese de aceleração de negócios socioambientais na Amazônia! Você pode conhecer um resumo neste texto e depois baixar a tese completa.

Esperamos que esses textos possam apoiar você e seu time a se aprofundarem na temática de inovação com impacto positivo e pensar estratégias para implementar essa visão na prática. Continuaremos publicando quinzenalmente às quintas-feiras aqui no blog, na Reset e no Um Só Planeta e contamos com as suas sugestões e feedbacks. Cadastre-se aqui para receber a nossa newsletter mensal e nos acompanhe nas redes sociais (Linkedin e Instagram) para não perder nenhum conteúdo.

E por fim, se você está buscando suporte para implementar uma estratégia de impacto positivo no próximo ano, estamos à disposição para te apoiar. É só escrever para contato@quintessa.org.br ou deixar sua mensagem no site.

O que você achou desse texto?

Obrigado pelo feedback!

Acompanhe nossas redes sociais.

Como podemos melhorar nossos conteúdos?

Conte-nos o que achou do texto.