Como as startups de impacto podem solucionar nossos desafios centrais? Por que as empresas estão se aproximando das startups de impacto e de que forma? Como o Quintessa está enxergando esse movimento e atuando na conexão entre empresas e startups?
Estes são alguns dos temas que abordamos em diferentes entrevistas em podcasts recentemente. Reunimos alguns deles para você que gosta desse formato e está buscando entender um pouco mais sobre as temáticas aqui de inovação para sustentabilidade, ESG, startups e impacto positivo.
1- Beabá da Sustentabilidade
O que as startups de impacto possuem de diferente e como conseguem se destacar como soluções para os grandes desafios globais? No Beabá da Sustentabilidade, nossa diretora, Anna Aranha, explorou a temática das startups de impacto como veículos de transformação da sociedade e também de inovação nas grandes empresas.
‘As startups sempre viram as empresas como clientes e parceiros de negócios, o que está mudando é que as empresas estão passando a ver as startups como parceiras também”.
Ainda são poucos os programas de inovação aberta que fazem essa integração com a temática de impacto positivo. No episódio apresentamos alguns cases que mostram que as temáticas podem coexistir e gerar muito valor para a empresa, além do impacto gerado.
Falamos bastante sobre ESG e a necessidade de uma mudança de olhar das empresas, que ainda enxergam a pauta somente como mitigação de risco e não como parte da estratégia, integrada ao modelo de negócio.
2- Tríade Digital
Neste podcast, nossa diretora, Gabriela Bonotti, conversou com o mentor do Quintessa, Bruno Machado. Além de um panorama sobre o que são negócios de impacto e o papel de uma aceleradora como o Quintessa, falamos sobre a intencionalidade das empresas ao interagirem com esses negócios.
“As empresas estão em diferentes momentos na jornada e se conectam com as startups de diferentes formas. O que mais vemos são quatro formas de integrar o impacto no modelo de negócio: inovação e novos negócios, ampliar as práticas de ESG e sustentabilidade, responsabilidade social e filantropia, iniciativas de CVC e M&A”.
3- Conversas de Impacto – eSolidar
No podcast da eSolidar também falamos sobre a relação entre empresas e startups, com foco no porquê conceber uma iniciativa de inovação aberta.
Nosso ponto de partida é sempre a estratégia da empresa, e a iniciativa deve estar o mais integrada possível à estratégia. Partimos da matriz de materialidade e compromissos ESG já assumidos, com clareza do objetivo, para garantir que de fato seja uma iniciativa relevante para todos os envolvidos.
Não costumamos falar, por exemplo, com a área de marketing. Se essa for a motivação principal, a iniciativa não se sustenta ao longo do tempo.
O bate-papo passou também pelo tema de tecnologia e de como a entrada das grandes empresas no ecossistema de impacto pode ser um bom caminho para apoiar as startups no desenvolvimento de inovações tecnológicas.
4- Hidra Podcast
Neste episódio do Hidra, falamos sobre o trabalho de articulação e atuação do Quintessa desde 2009, somente com negócios de impacto, até hoje, com as iniciativas de inovação e sustentabilidade para grandes empresas. Nossa diretora, Anna Aranha, trouxe também muito da sua visão sobre o ecossistema de impacto.
5- Change for Good
Neste último episódio da lista, trouxemos um foco na trajetória e motivações pessoais das diretoras do Quintessa, Anna e Gabriela, e também falamos sobre o fator humano por trás das relações. Elas trouxeram ainda indicações de livros, séries e documentários sobre a temática e também alguns aspectos sobre carreiras no ecossistema de impacto.
Bônus!
Não são podcasts, mas são entrevistas em formato de vídeo, áudio e texto, que fizemos com especialistas em sustentabilidade e lideranças empresariais na área:
Ricardo Young, presidente do conselho do Instituto Ethos
Luis Guggenberger, Gerente Executivo de Sustentabilidade e Inovação da Vedacit
Carolina Pecorari, Diretora de Sustentabilidade e ESG da Ambev