Ir para o conteúdo
  • Estudos
  • Textos
  • Temas
    • BNDES Garagem
    • Bioeconomia e restauração
    • Uso da Água
    • Ecossistema de impacto
    • Inovação aberta
    • ESG e Sustentabilidade
    • Educação
    • Saúde
    • Para empreendedores
      • Validação
      • Tração e Escala
      • Investimento
    • Sobre Nós
  • Podcasts
  • Webinars
  • Estudos
  • Textos
  • Temas
    • BNDES Garagem
    • Bioeconomia e restauração
    • Uso da Água
    • Ecossistema de impacto
    • Inovação aberta
    • ESG e Sustentabilidade
    • Educação
    • Saúde
    • Para empreendedores
      • Validação
      • Tração e Escala
      • Investimento
    • Sobre Nós
  • Podcasts
  • Webinars
Pesquisar
Facebook Instagram Linkedin
Acesse o site do Quintessa
Pesquisar
  • Estudos
  • Textos
  • Temas
    • BNDES Garagem
    • Bioeconomia e restauração
    • Uso da Água
    • Ecossistema de impacto
    • Inovação aberta
    • ESG e Sustentabilidade
    • Educação
    • Saúde
    • Para empreendedores
      • Validação
      • Tração e Escala
      • Investimento
    • Sobre Nós
  • Podcasts
  • Webinars
  • abril 19, 2023

Quintessa oferece programa gratuito para apoiar mulheres empreendedoras na captação de investimento

Convexa Lab irá selecionar 8 empreendedoras para uma jornada de formação além de conectá-las com fundos de investimento

São Paulo, 18 de abril de 2022 – O Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, lança hoje (18) o Convexa Lab, programa que irá preparar mulheres empreendedoras para o processo de captação de investimento. O objetivo é apoiar as empreendedoras no desenvolvimento de habilidades técnicas e subjetivas e trabalhar em rede, fomentando o ecossistema de venture capital a encarar as barreiras de gênero.

Para isso, serão selecionadas 8 mulheres com negócios de alto potencial que estão captando a primeira rodada com investidores profissionais (fundos de Venture Capital ou Private Equity). Outros critérios exigem que as empreendedoras tenham dedicação integral ao negócio, sejam sócias majoritárias da startup e ainda não tenham captado com fundos de investimento.

Durante os 4 meses do programa, as empreendedoras terão acompanhamento individual de gestoras do Quintessa e de um(a) empreendedor(a) que já captou investimento, além de acesso a uma rede de mentores para apoiar em desafios específicos e de visibilidade e conexão com potenciais investidores.

Segundo o Female Founders Report, startups fundadas somente por mulheres receberam apenas 0,04% do total de investimento aportado em 2020 no Brasil. No mundo, o total é de 2,2% (Pitchbook & All Raise: All In Report, 2019). 

“Pesquisas mostram que o retorno ao investir em startups lideradas por mulheres chega a ser superior do que as lideradas por homens. Ainda assim, elas receberam nos últimos anos apenas 2% do volume de aportes de venture capital. São muitas as barreiras de gênero no processo de captação de investimento, seja na trajetória das empreendedoras, seja no viés de análise de quem investe”, comenta Anna de Souza Aranha, co-CEO do Quintessa.

“A partir da nossa metodologia própria, aplicada nos últimos 14 anos, desenvolvemos uma jornada focada em apoiar as empreendedoras no processo de captação e no fomento do tema no ecossistema de startups, convidando os fundos de investimento a enxergarem as excelentes oportunidades de negócio que existem entre as startups lideradas por mulheres no Brasil”, completa.

A jornada utiliza a metodologia do Quintessa, que já apoiou mais de 400 startups, e traz conteúdos como a tese da captação, tamanho da rodada, business plan (plano de negócio), valuation (valoração de empresa), identificação de investidores alvo, preparação para o pitch, até os pontos jurídicos e financeiros da negociação. Além disso, serão trabalhados aspectos subjetivos de como driblar vieses, como aumentar a autoconfiança e segurança e a realização de encontros para potencializar o networking.

O programa é uma iniciativa filantrópica do Quintessa, viabilizado por recursos de doação da organização. As inscrições estão abertas até o dia 5 de maio e o edital está disponível no site do programa: convexalab.com.br

  • abril 19, 2023
  • 9:02 am
  • Destaque, Textos

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leia também

São Paulo Climate Week como rota na estrada rumo à COP 30

MDIC lança na COP 30 primeira vitrine virtual de negócios de impacto socioambiental positivo

Water Deal é lançado para mobilizar capital e ações intersetoriais em segurança hídrica no Brasil

Desde 2009, o Quintessa estrutura e implementa iniciativas focadas em clima e desenvolvimento econômico, junto a empresas, investidores, filantropos e instituições públicas. 

 
Facebook-f Twitter Instagram Link

Receba nossas novidades

Quintessa © 2022 Todos direitos Reservados

marinacastilho.com