O primeiro encontro presencial do BNDES Garagem 2024 chegou ao fim, deixando um saldo valioso de aprendizados e conexões. Entre os dias 28 e 30 de janeiro, startups e representantes dos setores público e privado participaram de três dias intensos de intercâmbio e palestras, além de uma agenda dinâmica repleta de mentorias, speed meetings e atividades interativas. O evento reuniu mais de 90 representantes dos 50 negócios selecionados para a fase 2 do programa na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, impulsionando conexões entre empreendedores, parceiros e possíveis clientes do ecossistema de impacto.
O encontro começou com uma visão 360º do ecossistema de inovação aberta, sob a perspectiva do setor público. O superintendente de Mercado de Capitais do BNDES, Marcelo Marcolino, deu as boas-vindas aos empreendedores, destacando a relevância dos negócios de impacto para a instituição. “A pauta ESG sempre esteve no DNA do banco. Sempre nos preocupamos com a pauta ambiental, sempre promovemos a pauta social e de governança”, afirmou.
No mesmo dia, Lucas Ramalho, diretor de Novas Economias no Ministério da Indústria e Comércio do governo federal, ressaltou o papel da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) e a importância do empreendedorismo para a geração de renda e emprego, elementos essenciais para a transformação do país. “O Brasil tem que se posicionar como um bioestado, com uma economia pautada pelos biocombustíveis, bioativos e bioinsumos, assumindo a liderança das pautas ambiental e climática”, afirmou.
Na quarta-feira, 29, os empreendedores tiveram a oportunidade de fazer conexão com outros negócios, além de interagir com gestores da iniciativa privada e representantes de institutos e fundações. Pela manhã, uma série de painéis setoriais conduzidos por especialistas ofereceu uma visão abrangente sobre desafios e oportunidades nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e descarbonização, sempre com foco em impacto. À tarde, uma rodada de encontros individuais reuniu empreendedores e representantes de mais de 20 empresas e instituições em speed meetings, criando um ambiente propício para diálogos estratégicos e novas oportunidades de negócios.
Foco de atuação da maioria dos negócios selecionados para o ciclo 2024, a pauta ambiental foi um dos temas em destaque no evento presencial. Em um dos painéis setoriais, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMADC), da Climate Ventures e da Embrapa apresentaram alguns dos assuntos em pauta na esfera federal, como o desenvolvimento de taxonomias para a definição de parâmetros de sustentabilidade e de critérios para acesso ao crédito rural, e a Estratégia Nacional de Bioeconomia, decreto que irá viabilizar a regulamentação dos pagamentos por serviços ambientais. Ambas as iniciativas têm o potencial de transformar desafios ambientais em novas oportunidades de negócios sustentáveis para os empreendedores de impacto.
As apresentações temáticas foram intercaladas com dinâmicas de grupo e sessões individuais, permitindo que cada startup recebesse apoio personalizado em sua jornada de aceleração. “Durante esse processo, buscamos criar conexões estratégicas para que os empreendedores possam refinar seus produtos e serviços, ampliando suas oportunidades de negociação com grandes empresas e o setor público. Nosso objetivo é que esses negócios cresçam e prosperem”, destaca Anna de Souza Aranha, co-CEO da Quintessa.
No último dia do evento, os empreendedores participaram de duas apresentações sobre diversidade e inclusão, onde conheceram as inspiradoras trajetórias de duas mulheres negras que transformaram desafios em oportunidades de impacto. Priscila Salgado, co-criadora e líder de diversos programas pioneiros de inclusão, equidade e igualdade racial em diversas empresas do país, como Magalu e 99Jobs. Já Dione Assis, advogada especializada em reestruturação empresarial, fundou a Black Sisters in Law, uma rede com mais de cinco mil profissionais negras que oferece serviços jurídicos de alto impacto para grandes corporações. “Uma mulher negra que se movimenta, é uma casa inteira que se movimenta e se transforma”, conclui Dione.
Vindos de todas as regiões do país, os empreendedores celebraram a diversidade e a qualidade dos encontros realizados ao longo dos três dias de evento. Para Lucas Arthur, representante da Telavita – startup que desenvolve uma ferramenta de autoavaliação da saúde emocional e oferece uma jornada de cuidado –, o encontro foi uma oportunidade única para ampliar conexões e enriquecer estratégias. “Foram dias super ricos de conexão, troca de informação, muito enriquecimento da nossa estratégia. Estou muito feliz de participar do programa e muito empolgado com o que vem pela frente, na segunda fase do BNDES Garagem”, afirma Lucas Arthur, líder do negócio.
Sobre o programa:
O BNDES Garagem é o programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que fomenta as bases de desenvolvimento sustentável de negócios de impacto ao apoiar ações empreendedoras em todo o Brasil.
Na segunda fase da edição 2024 do programa, os 50 negócios selecionados – 25 de criação e 25 de tração – receberão acompanhamento individual e acesso a especialistas e suporte da equipe da aceleradora para destravar desafios para aprimoramento do negócio.
Até abril, acontecerão uma série de workshops, acompanhamentos individuais, rodadas de negócio com o mercado, mediadas pelo programa, e encontros, presenciais e remotos, para apoio no desenvolvimento das estratégias do seu negócio.
Ao final do ciclo, dez startups que se destacarem participarão do Demoday e concorrerão a prêmios.