Conheça negócios de impacto com soluções para os grandes desafios ambientais

Tempo de leitura: 5 minutos

startups meio ambiente

Nesse momento difícil e atípico que estamos vivendo com o isolamento e a pandemia muitos desafios que sempre estiveram presentes ficaram ainda mais explícitos e em pauta, e um deles foi o impacto da atividade humana no planeta.

Os desafios ambientais estão relacionados com toda a nossa forma de viver e estar no mundo, e as soluções exigem esforços e ações conjuntas de governos, empresas, órgãos internacionais, ONGs e indivíduos.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, apresentamos negócios da rede Quintessa que promovem soluções inovadoras para os diferentes desafios da pauta ambiental. Conheça!

Gestão de resíduos e reciclagem

O Brasil gera aproximadamente 79 milhões de toneladas de resíduos por ano. 8% desse resíduo ainda não é coletado, e 40% é destinado de forma incorreta (Abrelpe).

Nesse tema, a Recicleiros atua assessorando prefeituras na implementação da coleta seletiva, e também implementa programas de logística reversa para empresas no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Já o Instituto Muda implementa a coleta em condomínios residenciais, empresas e colégios, cuidando de todo o processo, desde a conscientização dos moradores até a destinação do resíduo. 

A Gaia Negócios Sociais também está nesta frente, promovendo a PNRS e tendo em vista a inclusão sócio produtiva do catador de material reciclável, que são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado no Brasil.

No campo da reciclagem, a Boomera é referência na transformação de resíduos, inclusive aqueles considerados difíceis, por meio de uma metodologia que envolve cooperativas de catadores, estudos laboratoriais, desenvolvimento e fabricação de novos produtos. Outro negócio inovador é a Eco Panplas, que desenvolveu uma tecnologia sustentável para reciclagem embalagens de óleo lubrificante, que têm alto potencial de contaminação da água.  E

Mobilidade mais sustentável

O transporte é o principal emissor de CO² no Brasil, representando 48% do total (SEEG). Uma startup que oferece alternativa de transporte mais sustentável é a E-Moving, com um programa de assinatura de bikes elétricas para pessoas físicas ou empresas que oferecem o benefício aos seus colaboradores. No setor de logística, a Courri inova ao utilizar as bikes como meio de transporte para entregas last-mile nas cidades.

Educação e comportamento

A conscientização e educação ambiental têm papel fundamental na preservação do meio ambiente. No âmbito escolar, a Reconectta é um negócio de impacto que leva valores e cultura da sustentabilidade aos alunos por meio de experiências educacionais. 

Para estimular a criação de novos hábitos, a So+ma desenvolveu um programa de fidelidade em que os bons comportamentos geram pontos para serem trocados por cursos, serviços e outras recompensas. Com foco na população de baixa renda, o primeiro comportamento estimulado é a reciclagem, e faz com que a entrega de materiais recicláveis converta em pontos aos usuários.

Além da ação no pós-consumo, é importante repensar também o impacto dos produtos que consumimos. A Nossa Nova é um dos negócios que promove o consumo consciente. O marketplace reúne marcas atentas ao ciclo de vida de seus produtos e com um propósito socioambiental bem definido, além de promover projetos de conscientização em grandes empresas.

Alternativas ao plástico descartável

720 milhões de copos plásticos descartáveis são consumidos por dia no Brasil, correspondendo a 1.500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente (ONU e Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos – ABRELPE)

A Meu Copo Eco propõe a mudança de mentalidade relacionada aos descartáveis, e fornecendo alternativas (produtos e serviços) para a substituição de copos descartáveis por copos reutilizáveis (duráveis), seja em eventos,empresas, escritórios ou escolas – ou em qualquer ambiente que tiver descartáveis. 

A Já Fui Mandioca oferece uma alternativa ao plástico descartável, produzindo copos e recipientes biodegradáveis feitos com fécula de mandioca.

Agricultura mais sustentável

Agricultura e meio ambiente são temas indissociáveis. As práticas agrícolas podem ter seu impacto na natureza se feitas de forma inadequada. A Muda Meu Mundo é um negócio de impacto que se propõe a capacitar pequenos agricultores com práticas sustentáveis de produção e oferece uma remuneração justa, ao fazer a ponte direta com o varejo, o que também contribui para a redução do desperdício. 

Você sabia que um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada? A Fruta Imperfeita é outro negócio com solução para este desafio. O modelo é de assinatura de caixas de frutas e verduras ‘imperfeitas’, que estão boas para consumo mas seriam descartadas por não estarem no padrão estético exigido pelo varejo. Outra solução é a Fazu, uma rede de fazendas urbanas hidropônicas para plantação de hortaliças direto no local de consumo, como restaurantes. 

O mau uso de defensivos agrícolas também é responsável por consequências diretas no meio ambiente, como a contaminação do solo, água e alimentos. Além disso a identificação tardia de pragas e doenças pode levar a um uso excessivo de defensivos e perda na produção. A Cromai é uma das startups com soluções tecnológicas para o campo, atuando na identificação precisa de pragas e deficiências na plantação, diminuindo a perda de produção e promovendo o uso mais eficiente de fertilizantes e defensivos.

Reflorestamento

O reflorestamento em grande escala é uma das ações que pode ajudar a reduzir o impacto das mudanças climáticas. A PlantVerd é um dos negócios que trabalha para recuperar áreas degradadas e já soma mais de 2 milhões de mudas plantadas. Complementar a esse trabalho, o Nucleário é uma startup que desenvolveu um dispositivo plástico que envolve as mudas e aumenta a eficiência das restaurações em larga escala, reduzindo a manutenção do pós-plantio.

Energia

Por fim, no campo da energia renovável, trazemos a Emap Solar como referência em instalação e projetos de energia solar e energia fotovoltaica em todo o Brasil, e a Infra Solar, que desenvolve estações de carregamento de veículos elétricos com uso da energia solar.

O que você achou desse texto?

Obrigado pelo feedback!

Acompanhe nossas redes sociais.

Como podemos melhorar nossos conteúdos?

Conte-nos o que achou do texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *