Skip to content

Blog

  • Textos
  • Temas
    • Inovação aberta
    • ESG e Sustentabilidade
    • Filantropia
    • Cases
    • Para empreendedores
      • Validação
      • Tração e Escala
      • Investimento
    • Sobre Nós
  • Podcasts
  • Webinars
  • Para download
Menu
  • Textos
  • Temas
    • Inovação aberta
    • ESG e Sustentabilidade
    • Filantropia
    • Cases
    • Para empreendedores
      • Validação
      • Tração e Escala
      • Investimento
    • Sobre Nós
  • Podcasts
  • Webinars
  • Para download
Search
Facebook Instagram Linkedin
Acesse o site do Quintessa
Search
Menu
  • Textos
  • Temas
    • Inovação aberta
    • ESG e Sustentabilidade
    • Filantropia
    • Cases
    • Para empreendedores
      • Validação
      • Tração e Escala
      • Investimento
    • Sobre Nós
  • Podcasts
  • Webinars
  • Para download
  • April 11, 2025

Inteligência Artificial Generativa e novas formas de fazer negócio

54% dos brasileiros afirmam que utilizam Inteligência Artificial Generativa, percentual acima da média global de 48% segundo pesquisa da Ipsos e Google (2024).

Inteligência Artificial Generativa: o que é e como ajuda meu negócio?

A inteligência artificial (IA) pode parecer um conceito futurista, mas a verdade é que ela já existe há décadas, o que testemunhamos recentemente foi a sua popularização. Nos últimos anos chatbots de atendimento ao cliente emergiram como uma nova ferramenta de customer experience que diminuiria o tempo para resolução de problemas, antes restritos aos tradicionais “FAQ”, em paralelo, ferramentas de correção ortográfica e tradução já eram corriqueiras em aplicativos de textos e mensagens. 

Recentemente, fomos testemunhas de um advento que atingiu outro patamar no que diz respeito ao uso de Inteligência Artificial, o marco da Inteligência Artificial Generativa (IA Gen): essa, ao invés de apenas obedecer comandos e fornecer respostas pré estabelecidas, é capaz também de gerar respostas inéditas a partir do cruzamento de grandes volumes de dados, entregando soluções personalizadas com uma infinidade de versões. A inteligência artificial, até então majoritariamente responsiva, passa a ocupar um papel propositivo ao oferecer, com uma agilidade nunca antes vista, soluções para questões complexas no dia a dia dos seres humanos – o avanço da computação em nuvem e o acesso a grandes volumes de dados impulsionaram essa evolução, permitindo o uso da IA como uma ferramenta estratégica. Um dos resultados? Escalabilidade como nunca antes vista, gerando mais eficiência e inovação.

Aliado a esse imenso, e ainda inexplorado novo universo entregue pelo avanço tecnológico, está o Machine Learning, ou, em tradução livre, Aprendizado de Máquina: que nada mais é do que a capacidade das ferramentas de IA evoluírem sua acuracidade conforme são utilizadas. 

Sendo assim, quanto mais dados forem consumidos pela IA Generativa (RLHF), mais “repertório” de respostas ela terá – e, quanto mais essa inteligência é alimentada com bons dados de uma determinada organização, melhores serão as soluções personalizadas criadas considerando o contexto desta empresa. 

A nível mercadológico, a IA Gen é capaz de automatizar processos, personalizar experiências e gerar insights valiosos. Para startups em especial, a IA não é apenas um diferencial – é um motor de crescimento. As ferramentas de machine learning ajudam a tomar decisões mais rápidas e precisas, enquanto modelos de linguagem natural (NLP) tornam a geração de conteúdo aos clientes mais fluida. Além disso, a possibilidade de se obter uma personalização massiva, entregando soluções customizadas para cada usuário com base no seu comportamento, gera força competitiva e torna produtos e serviços mais atrativos para seus clientes em potencial. 

Um olhar crítico e diverso:

As tecnologias geralmente se popularizam carregadas de entusiasmo, não poderia ser diferente com a Inteligência Artificial Generativa. Da mesma forma que o uso da internet e do computador doméstico, na década de 90, eletrizou a humanidade com a possibilidade de se conectar com o mundo, também trouxe desafios que permearam boa parte dos anos 2000 e 2010: falta de letramento digital para uso das novas máquinas, adequação a normas, sigilo de conteúdo e exclusão no mercado de trabalho, sobretudo das populações mais velhas e vulneráveis, que não acompanharam a velocidade dos gigabytes e viram algumas de suas habilidades ficarem obsoletas. 

É ilusório acreditar que essas novas inovações são acessadas de maneira justa  por todos os grupos sociais, seja a nível educacional, mercadológico ou profissionalizante. Antes de impulsionar soluções de IA Generativa no seu negócio é importante questionar: além da sua equipe interna, seus consumidores estão prontos para lidar com produtos e serviços que abarcam essa tecnologia? Como os modelos de linguagem podem atuar para criar apps, páginas e interfaces mais acessíveis para pessoas com baixa visão, por exemplo? Essa perspectiva é fundamental para que essa inteligência seja mola propulsora de mudanças que promovam a inclusão, e não a construção de novas barreiras. 

Ao mesmo tempo, sob um olhar macro, também é importante que empreendedores redobrem seu cuidado com gestão, manipulação e proteção de dados – diminuindo os riscos regulatórios. Garantir que os dados armazenados pela sua empresa respeitem leis como a mais recente LGPD, e outras legislações nacionais e internacionais. 

Cases de Sucesso: organizações que já fazem isso:

Quando olhamos para tecnologia aliada a negócios de impacto socioambiental, estamos falando de um poder multiplicador de soluções comprometidos em transformar o país. Isto é, maior número de beneficiários sem perder humanidade, análises preditivas direcionando esforços para onde realmente fazem a diferença, inteligência de dados e mensuração de impacto encaminham para que os resultados sejam não apenas escaláveis, mas também custo-efetivos para a economia, sociedade e o meio ambiente.

Algumas startups brasileiras já estão surfando nessa onda com maestria e foram aceleradas pelo Quintessa na escala de suas soluções:

A Árvore aposta na IA para recomendar livros personalizados para cada aluno, promovendo uma educação mais envolvente e eficaz, ajudando escolas públicas a melhorar o engajamento dos estudantes na leitura.

“A Árvore utiliza inteligência artificial para construir uma educação inovadora. Com apoio da IA, nossa plataforma simplifica o trabalho dos educadores através de uma tutoria lúdica e personalizada oferecida aos estudantes no Criar. No Ler,  alunos realizam testes de fluência leitora e recebem  recomendações de livros de forma inteligente, desenvolvendo o gosto pela leitura. E vem muito mais por aí! A Árvore lidera esse movimento visando enriquecer e melhorar cada vez mais a experiência dos estudantes.” – João Leal, Founder da Árvore.

A Barkus, por exemplo, usa IA para personalizar a educação financeira, ajudando jovens e adultos das classes CDE a tomarem decisões mais inteligentes sobre dinheiro com recomendações personalizadas baseadas em seu perfil. Já a Handtalk, referência em acessibilidade, utiliza IA para traduzir conteúdos automaticamente para Língua de Sinais, tornando a comunicação mais inclusiva para milhões de pessoas surdas. 

No Quintessa acreditamos que tecnologia e impacto devem caminhar juntos. Com aIA Generativa cada vez mais acessível, tecnologia de ponta com propósito, conseguimos fortalecer negócios que realmente fazem a diferença e promovem mudanças estruturais na sociedade.

  • Posts Recentes
  • All Post
  • Destaque
  • Para download
  • Podcasts
  • Sem categoria
  • Startups de Impacto
  • Temas
  • Textos
  • Webinars
    •   Back
    • Sobre Nós
    • Conceitos
    • Inovação aberta
    • Filantropia
    • Para empreendedores
    • Cases
    • ESG e Sustentabilidade
    • Validação
    • Investimento
    • Tração e Escala
    •   Back
    • Validação
    • Investimento
    • Tração e Escala
<strong>Ambev seleciona 22 novos negócios para impulsionar soluções de impacto positivo</strong>

Ambev seleciona 22 novos negócios para impulsionar soluções de impacto positivo

BNDES Garagem premia iniciativas de impacto no Demoday

BNDES Garagem premia iniciativas de impacto no Demoday

Technology human touch background, modern remake of The Creation of Adam

Inteligência Artificial Generativa e novas formas de fazer negócio

A farmer using a no-till technique on a regenerative farm, with healthy soil full of organic matter and roots.

O valor da Bioeconomia para uma Economia de Impacto

Primeiro encontro presencial do BNDES Garagem 2024 promove intercâmbio, mentorias e parcerias estratégicas para fortalecer negócios de impacto

Primeiro encontro presencial do BNDES Garagem 2024 promove intercâmbio, mentorias e parcerias…

Pensamento Sistêmico: do conceito à prática

Pensamento Sistêmico: do conceito à prática

Adyen Accelerator 2024: impacto positivo e inovação como forma de fortalecer corporações

Adyen Accelerator 2024: impacto positivo e inovação como forma de fortalecer corporações

  • April 11, 2025
  • 8:40 pm
  • No Comments
  • Conceitos, Destaque, Inovação aberta, Textos

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leia também

BNDES Garagem premia iniciativas de impacto no Demoday

Inteligência Artificial Generativa e novas formas de fazer negócio

O valor da Bioeconomia para uma Economia de Impacto

Facebook-f Twitter Instagram Link

O Quintessa trabalha há 10 anos para estruturar a gestão, impulsionar o crescimento e captar investimento para negócios de impacto. Trabalhamos com negócios em validação no mercado ou já validados, faturando e em expansão. Para grandes empresas, oferecemos a possibilidade de desenvolver um programa em parceria para ajudá-las a se conectar com o ramo de startups de impacto.

Receba nossas novidades

Quintessa © 2022 Todos direitos Reservados

marinacastilho.com