Inteligência Artificial Generativa: o que é e como ajuda meu negócio?
A inteligência artificial (IA) pode parecer um conceito futurista, mas a verdade é que ela já existe há décadas, o que testemunhamos recentemente foi a sua popularização. Nos últimos anos chatbots de atendimento ao cliente emergiram como uma nova ferramenta de customer experience que diminuiria o tempo para resolução de problemas, antes restritos aos tradicionais “FAQ”, em paralelo, ferramentas de correção ortográfica e tradução já eram corriqueiras em aplicativos de textos e mensagens.
Recentemente, fomos testemunhas de um advento que atingiu outro patamar no que diz respeito ao uso de Inteligência Artificial, o marco da Inteligência Artificial Generativa (IA Gen): essa, ao invés de apenas obedecer comandos e fornecer respostas pré estabelecidas, é capaz também de gerar respostas inéditas a partir do cruzamento de grandes volumes de dados, entregando soluções personalizadas com uma infinidade de versões. A inteligência artificial, até então majoritariamente responsiva, passa a ocupar um papel propositivo ao oferecer, com uma agilidade nunca antes vista, soluções para questões complexas no dia a dia dos seres humanos – o avanço da computação em nuvem e o acesso a grandes volumes de dados impulsionaram essa evolução, permitindo o uso da IA como uma ferramenta estratégica. Um dos resultados? Escalabilidade como nunca antes vista, gerando mais eficiência e inovação.
Aliado a esse imenso, e ainda inexplorado novo universo entregue pelo avanço tecnológico, está o Machine Learning, ou, em tradução livre, Aprendizado de Máquina: que nada mais é do que a capacidade das ferramentas de IA evoluírem sua acuracidade conforme são utilizadas.
Sendo assim, quanto mais dados forem consumidos pela IA Generativa (RLHF), mais “repertório” de respostas ela terá – e, quanto mais essa inteligência é alimentada com bons dados de uma determinada organização, melhores serão as soluções personalizadas criadas considerando o contexto desta empresa.
A nível mercadológico, a IA Gen é capaz de automatizar processos, personalizar experiências e gerar insights valiosos. Para startups em especial, a IA não é apenas um diferencial – é um motor de crescimento. As ferramentas de machine learning ajudam a tomar decisões mais rápidas e precisas, enquanto modelos de linguagem natural (NLP) tornam a geração de conteúdo aos clientes mais fluida. Além disso, a possibilidade de se obter uma personalização massiva, entregando soluções customizadas para cada usuário com base no seu comportamento, gera força competitiva e torna produtos e serviços mais atrativos para seus clientes em potencial.
Um olhar crítico e diverso:
As tecnologias geralmente se popularizam carregadas de entusiasmo, não poderia ser diferente com a Inteligência Artificial Generativa. Da mesma forma que o uso da internet e do computador doméstico, na década de 90, eletrizou a humanidade com a possibilidade de se conectar com o mundo, também trouxe desafios que permearam boa parte dos anos 2000 e 2010: falta de letramento digital para uso das novas máquinas, adequação a normas, sigilo de conteúdo e exclusão no mercado de trabalho, sobretudo das populações mais velhas e vulneráveis, que não acompanharam a velocidade dos gigabytes e viram algumas de suas habilidades ficarem obsoletas.
É ilusório acreditar que essas novas inovações são acessadas de maneira justa por todos os grupos sociais, seja a nível educacional, mercadológico ou profissionalizante. Antes de impulsionar soluções de IA Generativa no seu negócio é importante questionar: além da sua equipe interna, seus consumidores estão prontos para lidar com produtos e serviços que abarcam essa tecnologia? Como os modelos de linguagem podem atuar para criar apps, páginas e interfaces mais acessíveis para pessoas com baixa visão, por exemplo? Essa perspectiva é fundamental para que essa inteligência seja mola propulsora de mudanças que promovam a inclusão, e não a construção de novas barreiras.
Ao mesmo tempo, sob um olhar macro, também é importante que empreendedores redobrem seu cuidado com gestão, manipulação e proteção de dados – diminuindo os riscos regulatórios. Garantir que os dados armazenados pela sua empresa respeitem leis como a mais recente LGPD, e outras legislações nacionais e internacionais.
Cases de Sucesso: organizações que já fazem isso:
Quando olhamos para tecnologia aliada a negócios de impacto socioambiental, estamos falando de um poder multiplicador de soluções comprometidos em transformar o país. Isto é, maior número de beneficiários sem perder humanidade, análises preditivas direcionando esforços para onde realmente fazem a diferença, inteligência de dados e mensuração de impacto encaminham para que os resultados sejam não apenas escaláveis, mas também custo-efetivos para a economia, sociedade e o meio ambiente.
Algumas startups brasileiras já estão surfando nessa onda com maestria e foram aceleradas pelo Quintessa na escala de suas soluções:
A Árvore aposta na IA para recomendar livros personalizados para cada aluno, promovendo uma educação mais envolvente e eficaz, ajudando escolas públicas a melhorar o engajamento dos estudantes na leitura.
“A Árvore utiliza inteligência artificial para construir uma educação inovadora. Com apoio da IA, nossa plataforma simplifica o trabalho dos educadores através de uma tutoria lúdica e personalizada oferecida aos estudantes no Criar. No Ler, alunos realizam testes de fluência leitora e recebem recomendações de livros de forma inteligente, desenvolvendo o gosto pela leitura. E vem muito mais por aí! A Árvore lidera esse movimento visando enriquecer e melhorar cada vez mais a experiência dos estudantes.” – João Leal, Founder da Árvore.
A Barkus, por exemplo, usa IA para personalizar a educação financeira, ajudando jovens e adultos das classes CDE a tomarem decisões mais inteligentes sobre dinheiro com recomendações personalizadas baseadas em seu perfil. Já a Handtalk, referência em acessibilidade, utiliza IA para traduzir conteúdos automaticamente para Língua de Sinais, tornando a comunicação mais inclusiva para milhões de pessoas surdas.
No Quintessa acreditamos que tecnologia e impacto devem caminhar juntos. Com aIA Generativa cada vez mais acessível, tecnologia de ponta com propósito, conseguimos fortalecer negócios que realmente fazem a diferença e promovem mudanças estruturais na sociedade.