Após 8 meses de imersão o demoday marcou o encerramento da terceira edição do programa Irani Labs com foco em temáticas ESG, realizado em parceria com o Quintessa.
Às startups apresentaram os projetos pilotos de suas soluções junto à Irani, executados a partir das provas de conceito (POCs), o programa contou com mais 70 startups inscritas, 12 negócios selecionados e 7 vencedoras.
O programa acredita que esforços conjuntos alavancam bons resultados em prol do impacto socioambiental positivo, além de gerar valor estratégico para outras companhias. Por isso, pela primeira vez, o Irani Labs contou com a participação da BASF, iFood e Mercado Livre como parceiros institucionais da edição.
Fabiano Alves Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, afirma que as sete startups se destacaram pelas soluções, produtos e serviços com elevado impacto na sociedade, de forma ampla, consistente e mensurável, de forma muito alinhada com os propósitos da companhia.
“O Irani Labs, programa de inovação aberta para conexão com startups, busca o desenvolvimento de soluções sustentáveis. A cada edição, fortalecemos nosso compromisso de construir relações de valor por meio do compartilhamento de conhecimento”, ressalta o executivo.
Para Fabiano Oliveira, a parceria entre Irani e Quintessa reflete a crença da companhia na essência da inovação aberta, onde o princípio ganha-ganha entre empresa e startup prevalece.
“Enquanto as startups podem comprovar a eficácia das suas soluções de impacto por meio da implementação dos pilotos, com perspectiva de faturarem e consolidarem uma parceria estratégica com a Irani, a empresa garante a entrega de resultados que estão alinhados com sua estratégia ESG”, acrescenta Anna de Souza Aranha, co-CEO da Quintessa.
Os 7 negócios selecionados para a fase 2 apoiam a Irani a atingir três compromissos em ESG além de inovar com embalagens sustentáveis;
Embalagens sustentáveis: Os projetos desenvolvem novos produtos, materiais e barreiras.
- Nathural Chemical: desenvolve impermeabilizantes recicláveis, biodegradáveis e compostáveis para embalagens.
- Magma (grenshield): desenvolve papel barreira repolpável, dentre outros produtos
Mudanças climáticas: O projeto de descarbonização, aumenta em 20% o saldo positivo entre emissões e remoções dos Gases de Efeito Estufa (GGE).
- Quanticum: mapeia potencial agronômico e ambiental com base em nanopartículas naturais da terra.
- Bioflore: Desenvolve plataformas digitais para gestão e monitoramento das ações de conservação e restauração florestal.
Resíduos: Prevê zerar o envio de resíduos, não perigosos, para aterro.
- Nanobot: Oferece um equipamento gerador de nanobolhas que infunde gases na água para melhorar o sistema de tratamento.
- Tamoios Tecnologia: desenvolve embalagens com biocompósitos de celulose.
Diversidade & Comunidade do entorno: Impacta 40% de mulheres no quadro funcional e 50% de mulheres em cargos de liderança.
- Se Candidate Mulher!: Insere mulheres no mercado de trabalho por meio do engajamento na candidatura e no preparo das aplicantes e ações afirmativas junto às empresas.
Esta terceira edição do programa Irani Labs com foco em ESG gerou resultados expressivos para a Irani;
01. Como toda sua área nativa foi mapeada com tecnologias inovadoras, entregando mais confiabilidade nos dados de estoque de carbono estimado inicialmente em + 8 milhões de tC totais (abaixo e acima do solo);
02. O lodo da Irani foi utilizado no desenvolvimento de um novo produto para substituição do plástico no seu viveiro. 4 mil tubetes biodegradáveis produzidos e com ótimos resultados. Potencial de uso de 120 ton de lodo e retirada de 120 ton de plástico da operação anual com a escala, somada a redução de custos operacionais;
03. Efluente de Indaiatuba tratado por 8 dias com tecnologia de nanobolhas de Ozônio reduzindo os parâmetros de VOCs de 70% a 100%. Esses resultados abrem novas oportunidades de uso do resíduo;
04. Duas novas barreiras de papel testadas e aprovadas nos primeiros parâmetros, possibilitando análise da entrada da Irani em novos mercados (papel stretch, copos ou canudos de papel).
O programa Irani Labs ESG trouxe não apenas soluções inovadoras para a Irani, como também apoiou no desenvolvimento das startups selecionadas, com workshops de construção de piloto abordando boas práticas e ferramentas, encontros com sponsors, além de um Intensive Learning de capacitação em gestão com temáticas votadas pelos empreendedores: priorização de mercado, diferencial competitivo e ida a mercado.