A Quanticum, uma empresa de base tecnológica fundada por especialistas em Agronomia e Ciência Agrárias, comemora o sucesso de sua inovadora tecnologia de análise de solos no setor florestal. Com seu primeiro projetos no setor florestal no final de 2022, e há menos de 4 meses intensificando sua operação no setor, a empresa foi premiada com o 1º Prêmio Expoforest de Startups no Setor de Plantações Florestais, em reconhecimento ao seu trabalho na promoção de produtividade, eficiência de custos e mensuração de carbono no solo e serviços ecossistêmicos.
A tecnologia desenvolvida pela Quanticum oferece uma análise de solos mais acessível e rápida em comparação às abordagens tradicionais, abrindo caminho para duas importantes frentes de atuação. Em primeiro lugar, a tecnologia aprimorada contribui para o aumento da produtividade e eficiência de custos em atividades agrícolas e florestais, permitindo que produtores e agricultores tomem decisões mais embasadas com base no verdadeiro potencial natural do solo em todas as etapas do processo de produção, desde o planejamento do cultivo até a colheita .
Além disso, a tecnologia da Quanticum tem a capacidade de mensurar o potencial natural do solo em preservar o carbono presente no solo e, com base nesses dados baseados em evidências científicas, ajudar na adicionalidade de projetos que geram créditos de carbono de uma forma mais transparente. Essa abordagem é especialmente relevante em um contexto em que a questão da sustentabilidade e mitigação da emergência climática assume um papel central na agenda mundial, além da necessidade de tropicalização de metodologias baseadas em evidências concretas para a realidade brasileira. Produtores florestais, empresas e apoiadores das soluções da natureza agora têm a possibilidade de alcançar a neutralidade de carbono (net zero) em suas florestas plantadas e áreas de preservação ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável.
O projeto ganhou robustez e relevância na agenda florestal ao iniciar sua jornada nos programas de aceleração de Fundo Vale e de pilotos pela Irani. Ambos os programas são realizados em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira em programas de inovação aberta no Brasil.
“O Quintessa tem sido uma peça fundamental para o desenvolvimento da Quanticum em sua jornada rumo ao setor florestal. A participação do Quintessa, e o pioneirismo de Fundo Vale e Irani, tem sido um fator decisivo para a incorporação da tecnologia de análise de solos da Quanticum no setor florestal, abrindo portas para oportunidades e parcerias significativas”, afirma Diego Siqueira, CEO da Quanticum.
“O objetivo da aceleração com a Quanticum era expandir a atuação da empresa para outros mercados, especialmente o agroflorestal. A empresa já se destacava no setor agrícola e, após uma série de escutas de mercado, conexões com potenciais clientes e mentorias, iniciou testes com organizações relevantes do setor florestal”, afirma Gabriel Costa, gestor de Projetos no Quintessa,
Um dos destaques da abordagem inovadora da Quanticum é a geração de mais de 30 parâmetros do potencial agronômico e vulnerabilidades ambientais do solo por meio de suas análises. Esses dados são cruciais para orientar a tomada de decisões eficazes em todas as fases da produção agrícola, proporcionando aos produtores informações valiosas para maximizar seus rendimentos e operações de maneira sustentável.
A consolidação da Quanticum no setor agrícola, especialmente em culturas de café, cana-de-açúcar e grãos, é resultado de sua dedicação à excelência tecnológica e ao compromisso em fornecer soluções inovadoras para as necessidades do mercado, especialmente promover a inclusão tecnológica dos produtores e produtoras de forma humanizada.
A Quanticum não apenas demonstra sua capacidade de inovação no setor florestal, mas também comercializa os direitos de uso de sua tecnologia para outras empresas, cooperativas e laboratórios, reforçando seu compromisso em contribuir com o desenvolvimento sustentável e produtivo da agricultura, do meio ambiente e transformações com base no conhecimento.