Na última terça-feira (21/03), nove startups de impacto participaram do DemoDay da Aceleradora 100+, evento da Ambev que teve como objetivo apresentar os pilotos das startups aceleradas na edição de 2022 do programa.
O programa Aceleradora 100+ surgiu em 2018, alinhado à iniciativa global da Ambev e aos seus compromissos de sustentabilidade para 2025. A partir disso, foram mais de 60 startups aceleradas e R$15 milhões investidos nos negócios parceiros. Em 2021, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Quintessa se uniram a essa jornada e, agora, PepsiCo, Valgroup, Ball Corporation e Machado Meyer chegaram para integrar a quarta edição e ampliar a escalabilidade dos projetos apresentados.
As startups implementam as soluções de impacto por um período e mensuram os resultados gerados. A implementação pode ser de uma solução pronta, mas também é possível adaptar uma solução existente e até cocriar algo novo entre executivos(as) e empreendedores (as). O foco do programa é garantir o êxito dessa implementação, corrigir a rota, se necessário, e orientar as duas partes a partir de boas práticas.
No evento, que aconteceu em São Paulo e também foi transmitido pelo Youtube (assista aqui), apresentou às nove startups do programa brasileiro apresentaram os resultados dos pilotos realizados com a cervejaria.
- MEIShop
O MEiShop é um portal completo para o Microempreendedor Individual (MEI). A plataforma oferece soluções facilitadoras para as burocracias da categoria MEI, jornadas estratégicas de educação, saúde, lazer, finanças.
Sobre o piloto:
O piloto visou fornecer solução integrada (informações, conteúdos e infraestrutura tecnológica) para a empresa parceira e para o empreendedor, para fomentar interesse dos PDVs pela categoria MEI e pela formalização como Pessoa Jurídica, de forma a garantir aderência ao CNPJ e, consequentemente, benefícios à Ambev. Durante o piloto foi possível impactar mais de 40.000 empreendedores que acessaram informações sobre MEI.
- Barkus
A Barkus é uma edtech que tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira para jovens e adultos, expandindo horizontes, ajudando a mudar realidades e diminuindo desigualdades. Uma das crenças da startup é de que aprender a lidar com o dinheiro é fundamental para que a população tenha mais liberdade de escolha e segurança financeira.
Sobre o piloto:
O piloto implementado pela startups teve como objetivo apoiar o desenvolvimento de pontos de venda (PDVs) da Ambev ao desmistificar conceitos de educação financeira, entregando ferramentas úteis e práticas para o dia a dia e passando conhecimentos básicos de educação financeira (organização, crédito e investimentos) através do Whatsapp. Durante o piloto a startup desenvolveu trilhas de educação financeira específicas para os desafios dos PDVs da Ambev, ao final cerca de 191 pontos de venda foram impactados.
- O2eco
A 02eco é uma startup focada em trazer novas tecnologias para o meio ambiente. A tecnologia é baseada em hidrocarbonetos e oligoelementos, produto focado em despoluição de águas por método sem utilização de bactérias exóticas ou química, somente através da bioestimulação.
Sobre o piloto:
Implementar a tecnologia de bioestimulação da O2eco-TWC™ no córrego Vargem do Tropeiro para verificar potenciais melhorias das condições de qualidade da água após descarte de efluente tratado. Os resultados alcançados durante a implementação do piloto em 800 metros lineares no tratamento do córrego, foi possível alcançar a:
- Redução de 7,3% de Demanda bioquímica de oxigênio (DB0) é o parâmetro utilizado para a medida do consumo de oxigênio na água. Representa a quantidade de oxigênio do meio que é consumido pelos peixes e outros organismos aeróbicos e que gasta de oxidação de matéria orgânica presente na água
- Redução de 20% de turbidez
- Redução de 24,5% no teor de nitrogênio
- Redução de 25,7% de Demanda química de Oxigênio (DQO)} ou carência química de Oxigénio, é um parâmetro que mede a quantidade de matéria orgânica, através do oxigênio dissolvido, suscetível de ser oxidada por meios químicos que existam em uma amostra líquida
- ATMOS
A ATMOS empresa de tecnologia que atua no mercado de energia, com foco em gestão e controle de energia, utilizando dispositivos inteligentes que garantem a redução de até 20% do consumo de energia de micro e pequenas empresas.
Sobre o piloto:
Durante o piloto a startup verificou a possibilidade de otimizar o uso de energia em estabelecimentos comerciais relacionados a Ambev gerando redução de custo e diminuição de desperdício. Os equipamentos foram instalados em 11 PDVs e os resultados obtidos foram:
- 4 PDVs com readequação de quadros de energia e instalação dos equipamentos;
- Uma das câmaras frias de congelados chegou a ter 38,64% de redução de consumo;
- Em média, a redução foi de 7,73% em bares com câmaras de congelados.
- iWRc
A iWRC é uma plataforma colaborativa digital que constrói um ecossistema circular autossustentável entre consumidores, catadores, cooperativas de reciclagem e parceiros de marca.
Sobre o piloto:
A startup realizou a criação de uma infraestrutura de logística e agregação de shrink para atender à The Ink/ValGroup envolvendo cooperativas treinadas e que tenha sustentabilidade financeira, de modo que o custo por kg seja menor do que a coleta individualizada nas cooperativas. Ao final do piloto foi possível obter resultados quanto a reciclabilidade dos materiais:
- 71,7% de redução dos custos logísticos
- 837,2 Kg de shrink coletados;
- Produção inédita de shrink Ambev com 15% de material reciclado do pós-consumo.
- Biotecland
A Biotecland é uma startup em agro-biotecnologia especializada em microalgas para agricultura sustentável com o objetivo de combater o problema da baixa eficiência na adubação, da desertificação do solo e pragas e doenças na produção.
Sobre o piloto:
O piloto foi realizado em parceria com o departamento agrícola da Ambev com o objetivo de usar as microalgas no plantio de Cevada, o piloto focou no controle do Fusarium que é a principal praga na produção da Cevada. Após os testes de laboratório, foi observada a ação das microalgas impedindo o desenvolvimento do Fusarium e esse resultado permitiu o planejamento para manejo biológico na safra de Cevada 2023.
- Inibição de 52% no desenvolvimento de Fusarium em teste de laboratório, a principal praga no plantio de Cevada;
- Planejamento de continuidade da parceria visando um manejo biológico na Safra de 2023 visando sanidade da produção, aumento da produtividade e qualidade da semente;
- Potencial de redução de insumos químicos aplicados na produção da Cevada.
- Agtrace
A Agtrace é uma startup com solução Blockchain para rastrear todas as etapas da cadeia de valor alimentar e tem como foco o atendimento a agricultores, cooperativas, processadores de alimentos e varejistas com objetivo de ajudá-los a aumentar a eficiência de suas operações, reduzir riscos e aumentar a transparência.
Sobre o piloto:
O piloto teve como objetivo aumentar a rastreabilidade dos fornecedores indiretos na cadeia do Guaraná, capturando informações relevantes de dentro da porteira, passando pelos agregadores (cooperativas e associações) até a indústria. Os resultados obtidos durante a pilotagem foram:
- 100% da cadeia do piloto mapeada trazendo digitalização para suprimentos e novas informações sobre o território;
- Customização total da plataforma para garantir usabilidade de diversos perfis de atores no dia a dia;
- 100% de taxa de utilização do sistema ao longo do projeto piloto.
- AMZ Projects
A AMZ é uma produtora de experiências de turismo de base comunitária especializada em criar e realizar roteiros de eventos de experiência e eventos na Amazônia em parceria com comunidades tradicionais ribeirinhas, indígenas e quilombolas.
Sobre o piloto:
O piloto teve como objetivo descobrir se capacitar pessoas locais para o trabalho com turismo local, culinária e criação de novas rotas turísticas aumentaria o nível de empregabilidade do grupo treinado pela AMZ Projects. Os resultados foram:
- Desenvolvimento de metodologia de capacitação aderente e replicável para algumas regiões da Amazônia Legal;
- 24 pessoas capacitadas e conectada com oportunidade no mercado local;
- 11 parceiros integrados para a realização do projeto.
- Urucuna
A Urucuna é um negócio de Bem-Estar para Casa que tem como objetivo agregar valor aos produtos da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, valorizando e respeitando o modo de vida e o conhecimento tradicional com possibilidade de escala sem perder o impacto socioambiental positivo.
Sobre o piloto:
O piloto teve como objetivo co-criar uma vela artesanal e um curso online e/ou e-book que valorizassem a cultura e os saberes tradicionais e atuais alinhado com a geração de renda para artesãos, mulheres e parteiras de Maués, além de empoderamento e conscientização da maternidade e paternidade de forma preventiva, humanizada e ancestral. Os resultados obtidos durante o piloto foram:
- Criação de metodologia para co-criação de produtos em territórios similares de forma replicável;
- Protótipo de Vela “Essência de Maués” com a participação de 10 representantes de grupos culturais locais da comunidade no desenvolvimento da embalagem;
- Testagem do uso fitocosmético do guaraná ou pau rosa;
- E-book sobre “Inovação e criatividade -desenvolvimento de Aromas de Ambientes Naturais com insumos da sociobiodiversidade”.