Desde 2009 o Quintessa acelera negócios de impacto, porque acreditamos que é possível obter lucro e impacto positivo e que é obrigação do setor privado se responsabilizar pela construção de um futuro socioambientalmente justo e equilibrado.
Nessa trajetória, entendemos que, se os negócios (de impacto ou tradicionais) não se unirem de forma muito estratégica ao setor público, levaremos outra década ou mais sem avanços significativos.
Não é novidade que o governo seja parte principal da solução e, por isso, é visto como um indutor de escala e impacto para o negócio das startups. Na temática da educação, por exemplo, fica nítido o potencial de multiplicação quando a solução da startup é aplicada no governo, dado que mais de 80% dos alunos no Brasil estão na escola pública.
Mas, para os empreendedores, a complexidade da relação e o desafio da venda para o setor público são grandes barreiras para que a parceria de fato aconteça.
É nesse contexto que a Fundação Lemann se uniu ao Quintessa, Imaginable Futures, BID Lab e Instituto Reúna para co-criar o programa Impulsionar, iniciativa que promove a inovação para a resolução de desafios da Educação pública.
O problema:
O problema que escolhemos para solucionar juntos é o da defasagem da aprendizagem de estudantes em idade escolar, ou seja, o acúmulo de habilidades não desenvolvidas ou parcialmente desenvolvidas por um estudante ao longo de seus anos escolares, uma vez que é um dos principais desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro.
Segundo o UNICEF (2020), 97,3% das crianças e jovens de 4 a 17 anos frequentam a escola, mas não aprendem: a cada 100 crianças, só metade sabe ler aos 8 ou 9 anos. Ainda, dados do Todos Pela Educação (2019) apontam que 7 em cada 10 estudantes concluem o Ensino Médio com níveis insuficientes em português e matemática.
Se defasagem já era um problema crítico, com a pandemia, se acentuou ainda mais, sobretudo para públicos mais vulneráveis: segundo o UNICEF, estima-se que 5,1 milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à Educação em 2020, e os impactos da pandemia levaram a quedas de 19% na aprendizagem de Matemática e 13% de Língua Portuguesa, em São Paulo (Seduc-SP, 2020).
Como os dados acima apontam, a crise do sistema educacional brasileiro vem se acentuando, especialmente nos últimos dois anos. A partir desse desafio, entendemos que precisávamos de abordagens profundas, sistêmicas e co-criadas, não impostas.
Sobre o programa:
O primeiro passo foi reunir parceiros para o programa: a Fundação Lemann, organização referência em educação pública no Brasil, tem o papel de financiadora do programa, ao lado do BID Lab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento que apoia iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe, e da Imaginable Futures, fundo filantrópico de investimento em educação. O Quintessa é o parceiro implementador e articulador do programa, com mais de 12 anos de experiência em aceleração de negócios de impacto e programas de inovação aberta, e o Instituto Reúna soma sua expertise na implementação do modelo pedagógico do programa junto aos professores.
Após escutarmos mais de 30 pessoas, entre representantes das organizações e especialistas, demos à luz ao ImpulsiONar: um programa que apoia secretarias e escolas municipais no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas.
De forma muito sucinta o programa tem as startups de educação como recurso educacional, conectando estas soluções diretamente às escolas públicas, a partir de um modelo pedagógico e do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação, formação de professores e recursos educacionais digitais, considerando a metodologia do ensino híbrido/remoto.
Etapas:
Etapa 1: Seleção das organizações implementadores e dos municípios
A primeira fase do programa foi a busca de organizações de apoio: instituições que com expertise em implementação de programas educacionais e que realizam formação de professores em redes de ensino municipais. Essas organizações convidaram redes de ensino com as quais já possuíam uma parceria ou um forte desejo de firmar uma parceria para um processo de seleção conjunta.
Três organizações foram escolhidas, CENPEC, Sincroniza Educação e Associação Nova Escola, para integrar o programa com as Secretarias de Educação de sete municípios brasileiros (cinco no Nordeste, um no Sudeste e um no Sul): Guaramiranga- CE, Cabrobó – PE, Bonito- PE, Igarassu – PE, Domingos Mourão – PI, Volta Redonda – RJ e Santa Maria – RS.
Realizamos um diagnóstico em cada uma das redes de ensino e entendemos quais eram os principais desafios de cada município, que seriam endereçados pelas soluções tecnológicas, e tivemos a participação ativa dos gestores municipais.
Etapa 2: Seleção das edtechs
Com os desafios das redes identificados, foram lançados editais para receber inscrições das edtechs – startups educacionais. Porém, diferente de um programa de inovação aberta com o setor privado, em que o Quintessa e lideranças das empresas parceiras deliberam sobre as selecionadas a partir de critérios pré-estabelecidos, neste caso cada município lançou um edital público para contratação de startups.
Ao final desta etapa, as soluções selecionadas foram: Jovens Gênios, TriEduc, Portabilis, Aprimora e Mobimark.
Etapa 3 – Implementação:
As soluções pedagógicas e digitais das edtechs serão implementadas nas escolas e acompanhadas em comunidades de prática para seu aperfeiçoamento contínuo, com apoio financeiro de R$100 mil. Também será realizado o monitoramento periódico dos resultados do programa.
Ao mesmo tempo, as startups estão passando por um processo de aceleração com suporte técnico e mentorias do Quintessa.
Etapa 4: Escala
A partir de janeiro de 2023, os resultados do programa serão sistematizados e a oportunidade de expansão e multiplicação do seu alcance será avaliada, na intenção de suportar o ganho de escala das edtechs dentro das secretarias municipais de educação. Para essa etapa, contamos com a parceria da Oppen Social, organização especializada em mensuração de impacto.
Aceleração:
Entre março e dezembro de 2022, as edtechs participam de uma aceleração direcionada para o aprimoramento de suas soluções a partir dos feedbacks dos educadores e estudantes, visando a adequação às suas necessidades, bem como de suas práticas de gestão, olhando para aspectos de negócio e modelo B2G.
As edtechs contam com apoio individualizado de um gestor do Quintessa e de especialistas de educação e compras públicas, para atuar nos desafios estratégicos específicos de cada uma, complementado por momentos de capacitação e aprendizado em grupo.
Principais aprendizados: complexidade de execução e articulação do projeto:
O primeiro e mais relevante aprendizado que tivemos foi sobre o desenho do projeto. Qualquer iniciativa ESG deve apostar na co-criação da iniciativa junto aos stakeholders da ação, ou ao menos validar as hipóteses com todos os envolvidos, antes de desenhar uma solução pronta.
Ouvindo necessidades de professores, por exemplo, entendemos que não bastava implementar a tecnologia da startup sem preparar os professores da rede pública para recebê-la. Com os gestores públicos, entendemos que a relação de contratação entre governo e startup é mais complexa do que parece.
Para lidar com estas questões, agregamos parceiros especialistas, o que foi fundamental para a assertividade do programa.
Igualmente importante foi prever momentos de troca de experiências e checagens, para avaliar se as estratégias desenhadas estavam funcionando. Na metade do projeto, tivemos ao menos dois momentos cruciais de mudança de rota ou de alguma premissa chave.
Outro aprendizado é entender de largada que problemas complexos precisam de tempo. Ou seja, uma ação de curto prazo pode não fazer sentido caso sua empresa queira contribuir para a resolução de algum problema complexo de fato.
No nosso caso, o programa foi desenhado para ser executado em dois anos e meio, levando em consideração todas as etapas do projeto, incluindo o tempo de estruturação e sistematização.
Por fim, uma das principais razões da complexidade é entender que ela impacta diferentes grupos de pessoas, com diferentes realidades e envolvimentos distintos com o desafio, e foi justamente isto que fez o ImpulsiONar ter um time de parceiros tão vasto.
Neste momento a estrutura de governança trabalha em conjunto para endereçar as seguintes ações:
- Apoiar a implementação das estratégias de prevenção e redução das lacunas de aprendizagem junto a 7 redes
- Acelerar as edtechs e organizações para que desenvolvam produtos pedagógicos e digitais para prevenir e reduzir lacunas de aprendizagem
- Refinar o Modelo Pedagógico
No médio prazo:
- Organizações com produtos pedagógicos de prevenção e redução de lacunas de aprendizagem testados e validados
- Edtechs com produtos digitais de prevenção e redução de lacunas de aprendizagem testados e validados
- Planejar o ganho de escala do produtos do programa
- Publicar avaliação de resultados do programa
Atuação do Quintessa:
Além do acompanhamento individual de um gestor Quintessa durante a aceleração das edtechs, a coordenação e a governança do programa também estão sob nossa responsabilidade. Fazer todos os parceiros remarem na mesma direção, cada um em sua zona de competência, é realmente um desafio, mas este esforço tem sido fundamental para o sucesso do programa.
Hoje, o programa conta com as organizações implementadoras, as edtechs, redes de ensino e consultorias especializadas em educação, inovação em compras públicas e mensuração de resultados. A estrutura de governança do programa se dá dessa forma:
A união entre o parceiro público – que entra com o alcance, escala e conhecimento dos desafios reais do dia a dia – e o privado – que agrega velocidade de ação, novas soluções, tecnologias e arranjos de governança – vem se mostrando poderosa.
O programa impulsionar é um exemplo de como as empresas que querem de fato fazer uma contribuição relevante e consistente precisam encarar o governo como aliado e parceiro fundamental em suas ações, sejam elas de sustentabilidade/ESG ou de investimento social privado. E de que o trabalho colaborativo pode ser um facilitador para criação de outros programas como o impulsiONar para os demais desafios sociais e ambientais além da educação.
Precisamos encarar os desafios complexos de frente para sair dessa espiral histórica de problemas não-resolvidos ou sem avanços significativos.